HISTÓRICO

 

O Conselho Nacional de Lojistas em Shoppings Centers e Entidades – Conecs foi constituído em 14/12/2004 e atualmente vem sendo presidido pelo Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal com o propósito de representar e uniformizar, em todo o Brasil, os procedimentos em defesa dos interesses dos lojistas de Shopping.

Apesar do crescimento vertiginoso do setor nos últimos anos, impulsionado pelo enorme crescimento do varejo no País na última década e da incorporação de novas camadas de consumidores nos anos posteriores a estabilização econômica, o setor de Shopping Centers no Brasil ainda carece de uma Lei que o regulamente.

Ao contrario da maioria dos países desenvolvidos, a relação entre lojistas e proprietários de Shopping Centers ainda é regida por contratos atípicos e cláusulas exorbitantes. O resultado é que o varejo de Shopping, composto em sua maioria por pequenos lojistas, sofre com um índice de morbidade acima da media do comércio e completamente desproporcional ao setor de Shopping em outros países.

Além da Presidência, o Conecs é composto por diversas associações membro e por um Conselho diretivo formado pela Sindioptica SP, Sindilojas Recife, Sindilojas Campinas e Região, Sindilojas Rio, Sindilojas SP, Sindilojas Porto Alegre, Sindilojas Goiás, Sindivarejista DF, Sindilojas Bahia, Sindilojas BH, Alo Shopping BH, Sincomércio Itu-SP, Sindvarejista Campinas SP. Sindilojas Foz, Sindilojas Belém, Sindilojas Botucatu, Sincovarp SP, Sicomércio RN, Sindcomércio Teófilo Otoni, Sincomercio Rio Preto, Sincomercio Bauru, Sindcomercio Araraquara, Sindcomercio Sorocaba, Sindicomercio Juiz de Fora e CDL Porto Alegre.